Importância do pequeno-almoço

terça-feira, 16 de junho de 2009
Há muito tempo que a medicina destaca a importância da primeira refeição do dia.
Especialistas em nutrição defendem que um pequeno-almoço equilibrado ajuda a controlar o peso. Saiba porquê:
Pesquisadores da universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que um dejejum "equilibrado" e "saudável" deixa o organismo menos sensível à acção da insulina. Isto significa que o corpo passa a produzir esta hormona em menor quantidade, e por consequência, produz menos gordura. Chegaram também à conclusão que quem se alimenta à noite e permanece até ao almoço do dia seguinte sem comer, não perde peso, apenas está a queimar massa muscular, pois ao ficar tantas horas sem ingerir nenhum alimento, o organismo "armazena" gordura e queima massa magra (musculo)
Outra pesquisa realizada pela universidade da California, em Berkeley, com 16 000 adultos, mostrou que os riscos de obesidade eram quatro vezes e meia mais elevados entre as pessoas que não tomavam o pequeno-almoço do que entre os que faziam esta refeição adequadamente.
Segundo estes especialistas, o pequeno-almoço deve ser uma boa fonte de fibras, proteínas e hidratos de carbono de boa qualidade e de baixo teor calórico, além de minerais essenciais para o funcionamento correcto do nosso organismo. Com a ingestão desses nutrientes equilibrados o organismo ficará saciado por mais tempo, evitando assim exageros na hora do almoço, estimulando também a queimar gordura.

0 comentários:

Enviar um comentário

Veja Também