Banga Gástrica

quinta-feira, 9 de julho de 2009
O que também precisa de saber sobre a banda gástrica
por Paula Veloso, Nutricionista e autora de Dietas sem Dieta e Dieta sem Castigo

Todas as cirurgias comportam riscos. Quando toma uma decisão destas deve saber os riscos que corre. Quanto maior for o peso e a idade, maior são os riscos e um deles é o risco de morte.
Porque toda a gente tem direito à informação para que, consciente e livremente, possa fazer as suas escolhas, e porque cada dia que passa me apercebo que cada vez mais as pessoas acham que a colocação de uma banda gástrica é uma solução milagrosa para a sua obesidade, entendi oportuno divulgar neste espaço considerações que retirei do site da empresa que detém os direitos sobre o sistema de banda gástrica -LAP-BAND ® SYSTEM.
Aos candidatos à cirurgia é facultada uma brochura com as vantagens, desvantagens e riscos que decorrem da mesma. Esse documento informa e responsabiliza o paciente pelo cumprimento de todas as regras estabelecidas antes e depois da operação e será assinado por este e pelo cirurgião.
Por uma questão de espaço, e uma vez que o documento é extenso, dele vou extrair apenas as partes mais relevantes.
O LAP-BAND ® System (que vou abreviar designando-o por BG, banda gástrica) é um meio para o ajudar a perder peso e a mantê-lo durante mais tempo. Fá-lo, limitando a quantidade de comida que pode ingerir, reduzindo o apetite e atrasando a digestão. Deve sempre lembrar-se que a BG por si só não resolve o seu problema de obesidade severa. Nem tão-pouco garante que atinja o seu objectivo ou mesmo que perca peso. A quantidade de peso que perderá depende tanto da BG como da sua motivação e compromisso com um novo estilo de vida e novos hábitos alimentares.
Todas as cirurgias comportam riscos. Quando toma uma decisão destas deve saber os riscos que corre. Quanto maior for o peso e a idade, maior são os riscos e um deles é o risco de morte. Fale e peça explicações detalhadas ao seu cirurgião. Só assim terá a informação de que precisa para poder tomar uma decisão.
Riscos, complicações e reacções adversas que deve conhecer:
- Perfuração gástrica durante ou após a cirurgia (o que obriga a segunda cirurgia)
- Rejeição do implante (fixado sob a pele, por onde se faz aplicação ou remoção do líquido que fará apertar ou alargar a BG)
- Náuseas e vómitos (o mais frequente)
- Deslizamento da banda com dilatação da bolsa (pequeno estômago criado com a BG)
- Obstrução da passagem para o estômago, impedindo que os alimentos prossigam no tubo digestivo - Remoção da banda devido a efeitos adversos (25% dos casos)
- Obstipação, diarreia, dificuldade em engolir (disfagia)
- Erosão do estômago provocada pelo anel - Necessidade de segunda cirurgia para fixação da porta de acesso (implante)
- Esofagite, gastrite, pancreatite, dor abdominal, hérnia do hiato (menos graves e em escassos casos)
- Nalguns casos a cirurgia não pode ser efectuada por laparoscopia, sendo necessário fazer uma incisão
- A BG pode ter que ser removida, reposicionada ou substituída se a perda de peso não corresponder às suas expectativas ou às do médico.Riscos específicos desta cirurgia (o médico deve ser avisado sempre que houver algum sintoma):
- Ulceração
- Gastrite
- Refluxo gastroesofágico
- Azia
- Aerofagia
- Disfagia (dificuldade em engolir)
- Desidratação
- Obstipação
- Recuperação de peso
- Morte.
A laparoscopia acarreta também os seus próprios problemas:
- Lesão do fígado ou baço
- Lesão em vasos sanguíneos principais
- Complicações pulmonares
- Trombose
- Perfuração do estômago ou esófago durante a cirurgia.
Problemas directamente relacionados com a BG:
- A banda pode "alargar" espontaneamente devido a enfraquecimento que pode ser devido à própria banda, à porta de acesso ao implante, ou ao tubo que os liga
- A banda pode deslizar
- O estômago pode mover-se
- A bolsa criada no estômago pode alargar
- O estomago (abertura para o estômago) pode "entupir" devido a alimentos, inchaço, colocação imprópria da banda, rotação da bolsa criada pela BG ou aumento de volume da bolsa
- O esófago pode esticar ou dilatar se a banda não for bem colocada, se estiver demasiado apertada, se o estoma estiver obstruído, se comer compulsivamente ou vomitar excessivamente e, quando enfraquecido, terá dificuldade em empurrar a comida até ao estômago...
- Uma banda demasiado apertada para acelerar a perda de peso pode provocar a dilatação do estômago ou do esófago e deve, por isso, evitar-se esse procedimento.
- Perdas rápidas de peso devidas a vómitos frequentes podem conduzir a malnutrição, anemia ou outras situações graves.Além de todas estas e muitas mais informações, a brochura dá ainda uma ideia do regime que os pacientes terão que seguir para o resto da vida e adverte que a BG limita a ingestão de sólidos mas não de líquidos, pelo que bebidas com calorias podem impedir a perda de peso.
As 10 regras mais importantes a que os pacientes se comprometem a obedecer são:
1. Fazer apenas três pequenas refeições por dia
2. Comer devagar e mastigar demoradamente
3. Parar de comer logo que se sentir cheio
4. Não beber enquanto come
5. Não comer entre refeições
6. Comer apenas alimentos de boa qualidade (nutricional)
7. Evitar alimentos fibrosos (ananás, bacalhau, espargos...)
8. Beber líquidos em quantidade suficiente durante o dia (fora das refeições)
9. Beber apenas líquidos sem ou com muito baixas calorias (bebidas alcoólicas proibidas!)
10. Fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia.
Sabemos que há casos em que a BG será inevitável sobretudo se já se tentaram dietas e outros tratamentos durante alguns anos. Mas pergunto: será que quem se sujeita a tantas condições e restrições para o resto da vida não conseguirá (com menos restrições) mudar alguns pequenos hábitos diários que promoverão uma perda de peso que pode ir até 4 kg por mês, de uma forma sustentada?Como diz o outro, "Já agora, valia a pena pensar nisto...".

0 comentários:

Enviar um comentário

Veja Também